Resultado SISU 2023

Está inscrito no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e não sabe como consultar o resultado SISU 2023? Não há com o que se preocupar, todo o processo é feito através do site oficial e vamos te ensinar nesse artigo como consultar o resultado SISU 2023.

Como Funciona o SISU 2023

O SISU 2023 é um programa oferecido pelo Governo Federal, os alunos que participaram do ENEM, poderão se inscrever para entrarem em cursos de universidades públicas. Sabendo que o sistema irá fazer uso da nota do ENEM 2023, saiba então que, é preciso que o estudante tenha feito o ENEM do ano anterior, além ainda de não ter zerado a redação. Com essa nota tirada no ENEM 2023 o aluno poderá então se candidatar-se então as vagas de universidades. O candidato poderá escolher duas opções de curso, em ordem de preferência, e é possível alterar as opções até o encerramento das inscrições.

Resultado SISU 2023
Resultado SISU 2023

Resultado SISU 2023

Caso você deseja consultar, poderá realizar a consulta através da página oficial do programa e também na Central de Atendimento do MEC. Primeiro vamos lhe ensinar como consultar os resultados pelo site oficial. Siga os passos abaixo:

  1. Entre no site: sisu.mec.gov.br;
  2. Selecione o menu “Lista de selecionados”;
  3. Na próxima página escolha o curso, instituição, grau, local, e também o turno;
  4. Clique no botão “Pesquisar;
  5. Assim a lista com todos os nomes do candidatos os quais foram aceito no SISU, será exibida.

Resultado Nota de Corte SISU 2023

A nota de corte é a nota que você precisa ter para entrar em uma instituição de ensino ofertada pelo SISU, cada curso e universidade tem uma nota de corte específica, é possível ver sua nota assim que você faz sua inscrição no sistema. É necessário prestar muita atenção nessa parte, pois caso sua nota não atinja a nota de corte de determinado curso, você não poderá se inscrever. Vale lembrar que a nota de corte é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga, caso você consiga alcança-la até o fim do período de inscrição seu ingresso no curso escolhido está garantido.

SISU 2023
SISU 2023

Calculo da nota e corte

Logo no inicio das inscrições SISU 2023, o órgão responsável (o MEC) já divulga para todos qual o número de vagas para casa um dos cursos. Nesse dia os alunos poderão realizar suas inscrições normalmente, mas a nota de corte ainda não estará vigente.

Já no segundo dia, começa-se o cálculo, por exemplo, digamos que você escolheu um cursos o qual o mesmo possuía 20 vagas, porém o total de 100 pessoas se inscreveram no mesmo curso que você. Então saiba que todos os alunos inscritos nesse curso, são ordenados por nota, começando pela maior nota, até a de menor nota, até atingir a posição 20°, definindo assim a nota de corte para este curso.

Em resumo a nota de corte, é a nota do último candidato a pegar uma vaga no cursos almejado.

Lista de espera SISU 2023

Todos os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções de curso, podem participar da Lista de espera do SISU 2023. O candidato que se adequa em todas os requisitos pode entrar na lista de espera

Durante o período da lista de espera o candidato poderá acessar o sistema e manifestar o interesse. Assim que o candidato manifestar o interesse na lista de espera, será emitido uma mensagem de confirmação.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *