Redação ENCCEJA 2023

Os candidatos que pretendem fazer a prova do Encceja 2023 devem ficar atentos a uma importante questão: além das provas objetivas é necessário criar uma redação ENCCEJA 2023. Para alguns alunos este detalhe já era esperado, mas para outros pode provocar certo receio e ansiedade. Treine bem a sua escrita para garantir um bom resultado na Redação ENCCEJA 2023.

Se você chegou até este artigo com o intuito de conhecer como funciona a redação ENCCEJA 2023 e aprender algumas dicas valiosas saiba que chegou ao post certo. Confira a seguir todos os detalhes sobre essa importante prova!

Redação Encceja 2023
Redação Encceja 2023

Redação Encceja 2023

A Redação é uma prova cobrada no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Tanto para quem deseja obter a certificação para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio.

O tipo de redação geralmente cobrado no ENCCEJA é o dissertativo-argumentativo. O texto deve ser desenvolvido entre 25 e 30 linhas, que são distribuídas em 4 parágrafos. Nesta distribuição, o desenvolvimento do tema deve ser feito da seguinte forma:

  • Primeiro parágrafo: Apresentar ou fazer uma introdução a respeito do que será tratado nos demais parágrafos.
  • Segundo e terceiro parágrafo: Desenvolvimento da tese com a inserção de dados, informações e seus conhecimentos a respeito do assunto tratado
  • Quarto parágrafo: Fechamento do texto, ou seja, fazer a conclusão do assunto abordado nos demais parágrafos anteriores.

Agora que você já tem uma ideia a respeito dessa etapa da prova de redação ENCCEJA 2023 é hora de compartilhar contigo como é feita a sua correção. Então continue comigo!

Bom, as provas de redação ENCCEJA 2023 são geralmente corrigidas por dois profissionais (ou dois corretores). E, se houver necessidade, poderá participar um terceiro corretor para resolver qualquer tipo de discordância em 4 pontos levantados na avaliação.

Por outro lado, se houver uma discordância em 3 pontos a solução tomada é:

  • Pegar a média obtida dos dois corretores para poder definir a nota final da prova.
  • Pois bem, as notas dadas podem ser de 0 a 10 pontos;
  • Sendo exigido para se alcançar a “aprovação” necessária para se obter o certificado igual ou superior a 5 pontos.

E, para te ajudar a se sair bem na prova confira a seguir alguns temas que já caíram no Exame e os possíveis temas que podem ser cobrados na prova ENCCEJA 2023.


Tema da Redação Encceja 2023

Assim como em provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), os temas propostos para as provas de redação ENCCEJA 2023 giram em torno de:

  • Assuntos polêmicos;
  • Que estão em alta durante o decorrer do ano em que a prova é aplicada.

Nos anos anteriores alguns dos temas propostos para a prova de Redação do ENCCEJA foram os seguintes:

  • 2018 – Ensino Fundamental: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”
  • 2018 – Ensino Médio: “Os riscos de trabalhar a noite e como isso prejudica os trabalhadores”
  • 2017 – Ensino Fundamental: “A importância da vacinação para a saúde pública”
  • 2017 – Ensino Médio: “A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil”.
Possíveis temas Redação Encceja 2023
Possíveis temas Redação ENCCEJA 2023

Já para a edição 2023, ainda não se tem um comunicado oficial de qual será o tema para a redação. Sendo assim, especula-se que possa ser cobrado algum assunto apresentado abaixo:

  • Fake News – A polêmica da divulgação de notícias falsas pela internet e os seus possíveis impactos na sociedade
  • Corrupção – Como ela tem causado mal e manchado a imagem política brasileira, assim como os desdobramentos da Operação Lava Jato
  • Violência e Lei do Desarmamento – A discussão gerada sobre a liberação ou não do uso de armas pela população como forma de conter a violência em suas diversas faces.

Exemplos de Redação do Encceja

Muitas das vezes é bom seguir algum exemplo que possa clarificar ou mesmo inspirar para a criação de suas próprias redações.

Lembre-se que quanto mais você treinar maiores serão as suas possibilidades de alcançar um bom resultado na prova de redação ENCCEJA 2023.

Veja a seguir um bom exemplo de estruturação de redação:

Estrutura Redação ENCCEJA
Estrutura Redação ENCCEJA

Além de aprender um pouco mais sobre a estruturação do texto há uma imagem ilustrativa que vai te ajudar muito. Boa sorte!

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *