PRONATEC 2023

Diferente de uma faculdade que o foco é em pesquisas cientificas, o curso técnico tem como objetivo formar pessoas para o mercado de trabalho, o nível do curso técnico está entre a faculdade e o ensino médio e podem ser feitos inclusive durante o ensino médio, integrando as disciplinas entre si. Por isso hoje falaremos sobre o PRONATEC 2023, o que é e como ter acesso ao programa.

PRONATEC 2023: Como Funciona

O programa foi instaurado ainda no ano de 2011 pelo Ministério da Educação, esse mesmo trata-se de mais uma ferramenta para o acesso educacional para os estudantes e trabalhadores, tem como objetivo expandir e democratizar o ingresso de jovens e adultos os quais possuam uma baixa renda ao ensino técnico através de cursos gratuitos ofertados em parceria a algumas instituições.

PRONATEC 2023
PRONATEC 2023

O programa atua em parceria com redes estaduais, distritais, federais e também municipais de ensino profissional e tecnológica, além de atuar com instituições do setor privado.

Dentro do programa há 2 tipos de bolsa formação:

Bolsa formação trabalhador

A modalidade é voltada a cursos de curta duração, por volta de 160 horas de curso, é focada para aqueles trabalhadores que estão em situação de seguro-desemprego ou beneficiários dos programas de inclusão produtiva.

Bolsa formação estudante

Já a bolsa formação estudante, é focada no ensino para jovens, com cursos técnicos com uma duração maior, por volta de 800 horas subsequentes ou concomitantes.

Inscrições PRONATEC 2023

Para participar das inscrições Pronatec 2023, o candidato em questão deve provar que está em situação de baixa renda, caso você queira fazer sua inscrição, siga os passos abaixo:

  1. Acesso o site do Pronatec: http://portal.mec.gov.br/pronatec
  2. Clique em inscrição e preencha os dados que serão pedidos;
  3. Preencha os dados do curso que você procura e sua cidade;
  4. Pronto! Aparecerão os cursos e os locais próximos a você os quais possuam vagas livres.

Lembrando que após feita sua inscrição online, entraram em contato com você para lhe informarem o procedimento de matricula e quais os documentos deverão ser apresentados.

Não esqueça de colocar um e-mail atualizado e um telefone para contato. Após isso é necessário que você vá até a instituição de ensino com os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar completo;
  • CPF;
  • Identidade;
  • 2 fotos 3×4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de renda familiar atualizado.

Curso Pronatec 2023

São vários cursos oferecidos pelo Pronatec, caso você tenha interesse em conferir.

Acesse http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria/30000-uncategorised/65651-cursos-ofertados-2 e clique em Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, onde serão listados todos os cursos disponíveis.

Vagas Pronatec

As vagas ofertadas são definidas a partir da demanda das instituições parceiras do Pronatec, assim atendendo o setor econômico e social da região. Também é de responsabilidade das instituições de ensino a divulgação sobre as vagas. Por isso não fique preocupado se não houverem vagas no seu curso desejado, vá até uma instituição parceira e notifique sua vontade de fazer o curso.

Instituições Participantes

O Pronatec fez parceria com as melhores escolas técnicas localizadas no Brasil, para que o aluno tenha um ensino técnico com o máximo de aprendizado, dentre elas estão o Senac, Senai e Institutos Federais. Essas são as maiores parceiras que oferecem os melhores cursos técnicos.

5/5 - (3 votes)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *