NSA ETEC 2023

Você sabe o que é a NSA ETEC 2023? Nesse artigo iremos lhe mostrar o passo a passo como funciona o NSA ETEC 2023, e como acessar. Além de todas as suas vantagens e como fazer a sua rematrícula. Então continue lendo e confira essas e outras informações abaixo.

As Escolas Técnicas Estaduais têm se tornado cada vez mais buscadas pelos estudantes de todo o Brasil. Como por exemplo o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, localizado no estado de São Paulo, é uma grande referência para estudantes do ensino fundamental que buscam concluir um ensino médio de qualidade. Além do ensino médio, as ETECs, como a ETEC Senar, oferecem cursos técnicos, o que é uma ótima oportunidade de construir um bom currículo ainda no ensino médio.

Os cursos disponibilizados dependem da organização e distribuição das ETECs no estado. Em geral, algumas das áreas abrangidas pelas ETECs nos cursos técnicos são Contabilidade, Enfermagem, Recursos Humanos, Administração, Mecânica, dentre outros. Algumas inclusive perdem uma espécie de vestibular, comumente conhecido como vestibulinho ETEC, esses mesmo é fundamental no processo de seleção em alguns casos.

NSA ETEC 2023
NSA ETEC 2023

NSA ETEC: o que é

O NSA da ETEC é a abreviação de Novo Sistema Acadêmico. Trata-se de uma plataforma online na qual os alunos, professores e responsáveis podem comunicar-se. Além disso, os trabalhos acadêmicos, em geral, são facilitados. Isso graças à plataforma, que é criada com essa finalidade.

O sistema também permite acesso a boletins, registro de faltas, rendimento escolar e observações de professores sobre os alunos. Percebe-se, então, que o sistema condensa dados da vida escolar com fácil acesso. Desse modo, o NSA das ETECs é um mediador virtual entre professores, alunos, a própria escola e a vida escolar.

Também é importante frisar que, tratando-se de um sistema online de uma escola pública, toda movimentação no sistema é transparente, ágil e também documentada, uma vez que tratam-se de dados de milhares de adolescentes e também de crianças.

Como acessar o NSA

Possuindo acesso fácil por site ou aplicativo, demonstraremos como acessar o NSA em ambos os casos.

Pelo aplicativo:

  1. Se não tiver o app no smartphone, basta entrar na PlayStore, procurar por NSA ETEC e baixá-lo.
  2. Com o aplicativo baixado, entre com os dados de R.M. e senha;
  3. O acesso será efetuado.

Pelo site oficial:

  1. Acesse https://nsa.cps.sp.gov.br/;
  2. Selecione em “Entrar como” se é aluno, professor, responsável, dentre outros;
  3. Preencha os dados de R.M. e senha e clique para entrar;
  4. O acesso será efetuado.

Rematrícula pelo NSA ETEC

Também é possível fazer a rematrícula pelo NSA da ETEC. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo.

  1. Acesse https://nsa.cps.sp.gov.br/;
  2. Faça o login conforme ensinado com os dados corretos;
  3. Clique em “Rematrícula”;
  4. Atualize os dados de cadastro;
  5. Confirme os dados atualizados e clique em “Efetuar Rematrícula”;
  6. O sistema efetuará a rematrícula.

Leia Ainda: Qual o funcionamento da Matrícula Rio 2023 e como proceder para acessar as provas anteriores do Encceja 2023?

Vantagens de ser aluno de uma ETEC

É reconhecido que a formação de nível médio pelas ETECs, seja FAETEC ou outras,  são diversificadas e de qualidade. Além disso, é possível empenhar-se em um curso técnico durante o ensino médio. Há, ainda, a possibilidade de unir o ensino médio com a formação técnica na habilitação profissional.

De modo geral, um certificado de curso técnico com os aprendizados do ramo podem promover maior facilidade para encontrar um emprego. Os salários de técnicos também costumam ser maiores do que os cargos que exigem só o diploma de ensino médio. Este é o caso, por exemplo, do Técnico em Administração, com remuneração média de R$ 2.407,28.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *