Inscrições Prouni 2023

O Programa Universidade para Todos foi criado com o objetivo de oferecer bolsas de estudos em instituições particulares para aqueles estudantes, os quais possuem baixa renda. Permitindo assim que esses mesmos participem das inscrições PROUNI 2023, continue lendo este artigo e saiba quem tem direito a participar e como fazer a inscrição ProUni 2023.

Inscrições Prouni 2023
Inscrições Prouni 2023

Sobre o Programa

As bolsas do ProUni 2023 são divididas em dois tipos:

Bolsas integrais

São bolsas de 100%, cobrindo todo o valor da mensalidade do curso. Onde o estudante não tem custo algum para estudar em uma faculdade particular. Essa mesma é destinada para aqueles que tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo por pessoa.

Bolsas parciais

Já as bolsas parciais cobrem 50% da mensalidade, nesse caso os outros 50% deve-se ser paga pelo estudante, há a possibilidade de o estudante utilizar o FIES 2023 para pagar o restante da bolsa. Essa bolsa é destinada aos alunos que tem renda familiar de até três salários mínimos.

Inscrições Prouni 2023

Caso você deseja se inscrever no programa, preparamos um passo a passo que vai te auxiliar:

  1. Acesse o site oficial do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/
  2. Utilize o acesso do gov.br, que é seu CPF e sua senha;
  3. Pesquise quais instituições de ensino e curso estão disponíveis;
  4. Escolha pela sua ordem de preferência (no máximo duas opções);
  5. Marque se deseja utilizar cotas ou não.

Dica: Entre no site diariamente para ficar de olho nas notas de corte, caso a nota esteja muito alta mude a opção de curso, você poderá fazer alterações até o último dia de inscrição.

Requisitos para Inscrição Prouni 2023

Para poder participar do Prouni o estudante precisa ter feito a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter obtido uma nota maior que 450 e não ter zerado na redação. É pré-requisito também que a renda da família não ultrapasse três salários-mínimos e que tenha dentro dos seguinte requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral;
  • Caso tenha cursado o E.M em escola pública e particular, ainda sim é obrigatório que tenha sido bolsista integral na escola particular
  • Para cursos de pedagogia ou licenciatura é necessário que tenha lecionado no ensino básico em alguma escola da rede pública.

Datas Inscrição Prouni 2023

As datas de inscrições são sempre no começo do semestre. Se tirarmos como base a data dos anos anteriores, as inscrições da primeira edição começam no mês de fevereiro, já as da segunda edição começam em julho.

Prouni 2023
Prouni 2023

Cronograma Prouni 2023

Como dito anteriormente, o programa tem duas edições por ano, que acontecem no começo de cada semestre, as previsões para o próximo cronograma são:

  • Abertura das Inscrições: 22 a 25 de fevereiro;
  • Dia da 1ª chamada: 2 de março;
  • Apresentação de Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março;
  • Dia da 2ª chamada: 21 de março;
  • Apresentação de Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março;
  • Inscrição para a lista de espera do Prouni: 4 a 5 de abril;
  • Liberada a lista de espera: 7 de abril;
  • Apresentação de Comprovação das informações do selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril.

Lista de Espera Prouni 2023

Caso tenham vagas que não foram preenchidas na chamada regular da seleção, por desistência ou por perda de prazo, as instituições disponibilizam juntamente ao resultado PROUNI 2023 uma lista de espera, assim caso o estudante não seja chamado em uma primeira seleção, esse mesmo poderá ainda participar da lista de espera, e assim demonstrar seu interessem em um dos cursos que ele escolheu para entrar nessa lista.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *