Inscrições ENEM 2023

Através das inscrições ENEM 2023 a porta entrada ao ensino superior e data a muitos Brasileiros, essa prova é a mais aguardada do ano por muitos alunos dos ensino médio, para se ter uma ideia, no ultimo na foram 3,4 milhões de pessoas que participaram das inscrições ENEM 2023, por isso é uma das provas mais aguardadas o ano todo. E para tudo isso funcionar há uma equipe treinada e preparada para organizar, instruir os candidatos corretamente no dia da prova.

Inscrições ENEM 2023
Inscrições ENEM 2023

Com a nota do Enem 2023 os candidatos poderão participar do SISU 2023, ProUni 2023 e o Fies 2023.

Inscrições ENEM 2023

Para participar da inscrição ENEM 2023, o candidato deve acessar o site oficial do programa, onde esse mesmo deve preencher sua inscrição. Para realizar a inscrição ENEM 2o23, confira o passo a passo abaixo:

  1. Entre na página do participante em: enem.inep.gov.br/participante/.
  2. Realize login com seus dados do GOV.BR;
  3. Confirme se os seus dados estão corretos;
  4. Informe seus endereço de residência;
  5. Caso aplicável, informe se necessita de atendimento especial ou se possui alguma deficiência;
  6. Selecione o idioma que deseja realizar a prova;
  7. Informe seu nível de escolaridade e também preencha o seu perfil socioeconômico;
  8. Desde 2020, está disponível a versão Digital da prova, onde você fará a prova em um computador de alguma escola com tal infra-estrutura.
  9. Por fim, envie uma foto pessoal e submeta os seus dados.

Após esse processo, a sua inscrição no ENEM 2o23 está feita, caso você possua isenção não é necessário fazer mais nada, caso contrário imprimi a guia de pagamento e realiza a quitação da mesma para validar a sua matrícula, essa mesma pode ser acessada através da pagina do participante do ENEM 2023.

Documentos Necessários

Para realizar a inscrição no site do Enem 2023 é necessário apenas do CPF e login do site Gov.br.

Enem 2023
Enem 2023

Requisitos do Enem

Assim como a maioria dos programas criado pelo Governo Federal, o Enem estabelece regras para se encaixar. Apesar de ser voltado ao Ensino Médio, qualquer pessoa que já tenha concluído poderá realizar a prova. Segundo o MEC quem poderá se inscrever para a prova são:

  • Pessoas que estão no Ensino Médio ou que já concluíram esse grau de formação;
  • Apenas os quais fizerem o pagamento da taxa de inscrição, com exceção daqueles que tenham direito à isenção desse valor;

Porém em alguns casos, pessoas que necessitam de ajuda especializadas durante a prova deveram se atentar aos documentos exigidos pelo MEC.

Datas de Inscrições ENEM 2023

As inscrições para o Enem 2023 ainda não foram divulgadas, porém, se for tomar como base os anos anteriores, as inscrições serão abertas entre a segunda e terceira semana de agosto. Abaixo fizemos algumas previsões sobre o cronograma do Enem de 2023.

  • Período de inscrição: a partir de 30/08 a 14/09;
  • Prazo de pagamento da taxa pela inscrição: 19/09;
  • Prazo da solicitação do atendimento especializado: 30 de agosto a 14 de setembro;
  • Data da realização do exame: 21 e 28 de novembro.

Edital Enem 2023

Todos os editais e também os resultados ENEM 2023 e de edições anteriores do Enem, podem serem visualizados em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enem.

Logo que aberta as inscrições do ENEM 2023, traremos o edital bem como o cronograma de datas do programa nesta página, então fiquem atentos.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *