FIES 2023: Inscrição, Novas Regras, Cronograma e Resultado

Está buscando entrar para o ensino superior? Saiba então que programa de financiamento estudantil, conhecido como FIES 2023, pode te auxiliar, e muito. Confira abaixo mais informações sobre o programa, como realizar as inscrições e quais os requisitos para participar do FIES 2023.

Fies 2023

Como dito anteriormente FIES 2023 é a sigla para o nome do programa do governo federal, Fundo de Financiamento Estudantil, o qual financia os custos do ensino superior para milhares de brasileiros. Para isto, é necessário que o curso tenha uma avaliação positiva no Sinaes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Os brasileiros que desejam entrar na universidade tem uma ótima oportunidade com o FIES, já que o fundo conta com os menores juros de financiamento do mercado. Além disso, só começam a pagar após o final da graduação. Entretanto, é necessário pontuar que o programa sofreu algumas alterações e possui, agora, 3 modalidades. Confira mais logo abaixo.

FIES 2023
FIES 2023

Inscrição Fies 2023

Diferente do SISU 2023 e do PROUNI 2023, a inscrição FIES 2023 abrem semestralmente. Desse modo, nos meses iniciais de cada semestre, é recomendado acessar o site oficial do FIES para realizar sua inscrição, conforme o passo a passo logo abaixo:

  1. Acesse o site http://fies.mec.gov.br;
  2. Clique em “Minha Inscrição”;
  3. Clique, em seguida, em “Fazer cadastro”;
  4. Na nova página aberta, você poderá fazer seu cadastro;
  5. Cadastro feito? Clique, agora, em “Entrar com gov.br”;
  6. Desse modo, você estará já no sistema do FIES. Preencha as informações restantes.

O processo é, ao todo, dividido em quatro etapas, iniciando com o cadastro no site do FIES até a contratação do financiamento propriamente dito. Ao longo desse tempo, é importante que os candidatos mantenham os documentos atualizados.

Inscrição Fies 2023
Inscrição Fies 2023

Como Funciona a inscrição FIES 2023

Pré-seleção

Nesse momento, o candidato deve acessar o site do Sistema de Seleção para o FIES (https://acessounico.mec.gov.br/) e realizar o cadastro no sistema com data de nascimento, CPF, um email válido e senha. Desse modo, é enviado um email para a verificação e validação da inscrição. Após esse momento, o candidato informa qual curso deseja.

Inscrição

Os selecionados pela pré-seleção agora realizam um cadastro no SisFies. Informam, assim, seus dados socioeconômicos para a contratação do financiamento estudantil.

Validação das informações

Neste momento, o candidato vai até a instituição onde está tentando o financiamento para validar as informações que cadastrou no SisFies.

Contratação do Financiamento

Com as informações validadas, o candidato vai com seu fiador à agência bancária escolhida para negociar, formalizar e, finalmente, obter o financiamento estudantil.

Requisitos de inscrição

Para se inscrever no FIES é preciso alguns requisitos, divididos em 3 modalidades atualmente. Algumas delas são:

FIES

  • Possuir renda de no máximo, 3 salários mínimos por membro da família;
  • Ter participação no Enem desde 2010;
  • Ter alcançado as notas de 450 na média do Enem e, no ao menos, 400 na redação.

P-FIES

  • Já a renda para o P-Fies é de 3 a 5 salários mínimos;
  • Ter participação no Enem desde 2010;
  • Ter alcançado as notas de 450 na média do Enem e, no ao menos, 400 na redação.

Documentos necessários para inscrição no FIES

É necessário que o candidato ao Fies e seu fiador entreguem alguns documentos, de forma que o cadastro esteja completo e o financiamento seja aprovado. Os documentos são:

Documentos do aluno:

  • RG (Identidade);
  • CPF do participante, no caso de menores de 18 anos de idade e que não for emancipado, deve-se apresente o CPF do representante legal;
  • Comprovante de residência.
  • Certidão de casamento, juntamente a identificação do cônjuge e CPF, se for o caso;
  • DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) o qual é emitido pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) do programa;
  • Quando o casos, apresentar o termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do programa do ProUni;

Documentos do fiador:

  • RG (Identidade);
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • Identificação do cônjuge e CPF, se for o caso;
  • Comprovante de rendimentos, com exceção da fiança solidária.
  • Comprovante de residência;

Resultado FIES 2023

O resultado fies 2023 normalmente pode ser consultado através porta do programa em: https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/

Fique de olho, pois é única a chamada.

Resultado Fies 2023
Resultado Fies 2023

Novo FIES 2023

O MEC dividiu o programa em três modalidades diferentes, a primeira é o FIES (modalidade I), que o financiamento é oferecido diretamente pelo governo, tendo um baixo custo que os juros chegam a 0%. Ele é oferecido a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos.

Já o P-Fies (modalidade II e II) são as duas outras modalidades, que oferecem um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o FIES.

Telefone FIES

Se você está buscando entrar em contato com o programa, saiba que isso é possível através da central de atendimento, pelo telefone do FIES, ligue sem custos para: 0800 6161

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor
Professora Ana
Professora Ana

Professora Ana é uma experiente educadora com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Ela é especialista em Língua Portuguesa e Redação, e já ajudou inúmeros alunos a obterem sucesso em exames e vestibulares. Ana também é autora de diversos livros e materiais didáticos na área de Língua Portuguesa, e é frequentemente convidada a palestrar em eventos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *